Garantir a Inclusão
Políticas sociais do município para combater a pobreza e a exclusão social e desemprego
Políticas municipais activas contra a pobreza e exclusão social:
- Definição de um plano de emergência para as famílias abaixo do limiar de pobreza e/ou em situação de desemprego;
- Isenção das taxas municipais de água e resíduos para as famílias mais carenciadas;
- Criação de um gabinete de crise para detecção, apoio e acompanhamento de situações de risco;
- Alargamento do sistema de subsídios de renda de casa;
- Criação das iniciativas de apoio alimentar;
- Coordenação, no âmbito da rede social, dos apoios a idosos, de modo a impedir que um só cidadão de Felgueiras possa ser vítima de fome, insalubridade ou doença associada á pobreza;
- Criação de uma casa de apoio às vítimas de violência doméstica e centro de acolhimento temporário para crianças de jovens em perigos – aberta 24 horas por dia e sete dias por semana com profissionais (psicólogos) prontos ajudar – dotados de meios para albergar as vítimas e ajudar a sua reintegração social;
- Criação de um mediador da comunidade cigana para amenizar e resolver os problemas existentes entre esta e a restante população;
- Reserva de 25% das novas construções para habitação social;
- Criação de farmácias sociais.
Apoio activo a iniciativas de economia social:
- Criar parcerias com as Universidades das redondezas para acolhimento de empresas Spin-off e incentivos às mesmas para que se estabeleçam no concelho a longo prazo;
- Incentivos patrimoniais (terrenos) e fiscais ao movimento cooperativo;
- Incentivo ao desenvolvimento de oficinas artesanais;
- Criação de um gabinete de apoio gratuito a projectos no âmbito da economia social;
- Promoção de feiras de produtos da economia social (comércio justo, agricultura biológica, artesanato urbano, outro artesanato);
- Reserva, no parque industrial, de espaços para instalação de microempresas e empresas de inserção social;
- Agravamento do IMI para as lojas comerciais, ou habitações não ocupadas à mais de um ano, e diminuição deste mesmo imposto para o edificado ocupado;
Fazer cidade:
Qualificação dos espaços urbanos, cultura e desporto
- Dinamização da Biblioteca Municipal, com a aquisição de livros sugeridos pelas Escolas Superiores do Concelho e demais sugestões. E um aumento do horário de funcionamento da biblioteca até às 24h;
- Criação de uma feira do livro com a participação, não só das editoras, mas também dos próprios munícipes;
- Criação de mais focos de prática desportiva (parques radicais, campos de basquete, etc.) como alternativa aos 33 campos de futebol do concelho;
- Tornar a praça Dr. Machado de Matos numa verdadeira praça ao serviço dos munícipes, e impedir qualquer tipo de construção que não seja para usufruto de todos os cidadãos;
- Desenvolvimento de espaços lúdicos juvenis que colmatem as pechas dos equipamentos escolares (casa municipal da juventude), espaços esses que seriam geridos em colaboração com os jovens utentes;
- Dinamização do espaço público com espectáculos culturais que possam não só envolver a população como reinventar as tradições, como, ainda, difundir novas formas de expressão artística;
- Criação de uma escola pública de artes (teatro, dança, novo circo, pintura) no reestruturado Teatro Municipal;
Cidade saudável:
Reduzir a pegada ecológica
- Consagração da prática de monitorização e limpeza frequente das matas e florestas de Felgueiras, impedindo que estas se tornem depósitos de lixo da industria (ex: Maragoutos e Sta.Quitéria);
- Obrigatoriedade de um espaço verde público inerente a cada novo conjunto habitacional;
- Implementação imediata de um processo de Agenda 21 Local, enquanto envolvimento da população na inventariação, hierarquização e operacionalização de estratégias de desenvolvimento sustentável;
- Criação de novos circuitos pedonais e de ciclo-turismo que sejam um incentivo a uma circulação na cidade mais amiga do ambiente;
- Distribuição de contentores de recolha de óleos alimentares usados. Para que estes não contaminem a rede de saneamento e para que possam ser reutilizados através do Bio-Diesel;
Promover a democracia local:
Desenvolver espaços de democracia participativa
- Institucionalização de um verdadeiro orçamento participativo, com afectação de uma percentagem das verbas de investimento à participação cidadã e criação dos dispositivos de consulta colectiva: assembleias de bairro e de freguesia e conselhos sectoriais;
- Nova política para as freguesias: descentralização de competências; mecanismos de consulta permanente;
- Promoção do movimento associativa, realização do Congresso das Associações e constituição do fórum associativo;
- Facilitação da convocação popular de Assembleias Municipais Extraordinárias;
- Adesão do município ao movimento da UNICEF Cidade Amiga das Crianças;
Saúde:
o serviço nacional de saúde como direito
- Garantir o direito de todas as famílias a terem um(a) médico(a) de família e enfermeiro/a de família;
-Alargar o horário de atendimento do Centro de Saúde, estabelecendo um Serviço de Atendimento Permanente neste espaço e dotando de melhores condições materiais e humanas, para que os cidadãos e cidadãs não necessitem de recorrer a um hospital ou clínica privados, incompatíveis com os utentes com possibilidades financeiras inferiores;
-Fomentar campanhas de Educação para a Saúde junto dos jovens com o objectivo de dissiparem as duvidas acerca da sexualidade, a compreensão da sexualidade livre e sem preconceitos, facilitando o acesso a métodos contraceptivos;
-Proporcionar uma visita de um(a) enfermeiro(a) às escolas no mínimo semanalmente, quer para o apoio técnico, quer para a apresentação de sessões de Educação para a Saúde.
Educação:
Combater o abandono escolar, mais formação profissional
- Monitorização e aplicação de sanções a entidades patronais que empreguem menores de idade;
- Criar programas especiais de formação técnica para jovens em risco de abandono escolar;
- Criação de bolsas de mérito para combater o abandono escolar;
- Incentivos à formação ao longo da vida.
Caro Professor, ainda bem que se lembra de mim, só de pensar que o Professor tinha uma fama de ser um ditador,quando soube que ia ser meu Professor de H. Arte pensei: "tou fdxxx..." e passados estes anos todos continuo a elogia-lo, era só fama ! Tenho acompanhado com particular interesse a sua carreira politica, fiquei muito satisfeito por saber que se ia candidatar de novo, no marasmo de candidatos ao nossa edilidade é assinalavel. Vencer é tarefa titanica, mas gostava espero que consiga um optimo resultado para poder ter uma voz activa e apoiada nos orgãos de decisão locais. Por aqui, tenho seguido um caminho não linear ou seja, formei-me em pintura, dei formação durante uns tempos, depois para "ganhar para o caldo" como diria o povão, tomei conta de uma empresa no sector do calçado, depois licenciei-me em design de comunicação e agora faço um pouco de tudo, espero por uma oportunidade com alguma segurança no que realmente gosto que é o ensino e agora vou iniciar um mestrado na U. Minho, como vê iniciativa não me tem faltado! O com o Professor tudo na linha, ainda dá aulas?
ResponderEliminarUm dia destes passo na sua sede para lhe dar um abraço e duas de treta.
Com os melhores cumprimentos:
Domingos Ribeiro
Estou de acordo com o seu aluno, sendo eu aluna sua também, quando diz que ficou surpreendido por o professor fazer parte da esquerda.Entendo agora o sorriso que fez quando, ao dar exemplo sobre a matéria, me pediu para escolher um partido e eu disse B.Esquerda.
ResponderEliminarFico muito contente por conhecer esse lado que, de facto, desconhecia.E só após 2 anos enquanto sua aluna de H.C e das artes tive conhecimento.
Parabéns!
E embora eu ainda não possa votar por ser menor tem todo o meu apoio na luta por uma cidade melhor.
Boa noite.
V.T
Um aparte:
ResponderEliminaras duas viagens por ano a Fátima é algo que a Fátima Felgueiras faz para manipular as pessoas com idades mais avançadas.Não é coisa que o Bloco de Esquerda faça.
Se o B.E ganhar é por mérito e porque tem em si a confiança dos cidadãos e não porque os manipula com viagens, lanches nos lares de 3ª idade e material gratuito para os estudantes, pelo menos é essa a ideia que tenho de um BE justo, que não omite realidades nem manipula os cidadãos com falácias.
VT